borboletas

Cartas

1 # Carta para a tua melhor amiga 
Nem sempre tivemos bem, já estivemos vezes demais de costas voltadas e embora tenha sido quase sempre por coisas ridículas sem significado algum fez-me afastar imenso de ti. Mas nem tudo foram coisas más, contigo aprendi a deixar o orgulho de parte e se hoje estamos bem é graças a isso, graças ao facto de eu ter posto o orgulho de parte e de querer mais que tudo reatar esta amizade. Temos muito para dar uma a outra, já fizemos um pequeno "review" do Verão de 2010, agora venha o Natal que vai ser bem melhor. amo-te para sempre 11 anos !

2 # Carta para a tua paixão

podes não me tocar, mas vais sempre sentir-me. podes não me ver, mas vais sempre ouvir-me. podes não me querer, mas estarei sempre contigo. podes não me ter, mas serás sempre alguém em mim. podes não gostar do que sou, mas amar o que és comigo. podes gostar do meu sorriso, mas amas mais o coração. não precisas de querer, para ter. não precisas que te diga, para saberes. não precisas que te deixe, pois nunca me vais deixar ir. não precisas que te abraçe, para saberes que te apoio. mas também não precisas de um beijo demorado, sabes que te amo! todos os dias, em todas as alturas, a qualquer hora do dia ou da noite. basta quereres. porque terás sempre um sim e nunca um não. porque para ti, estou sempre disponível

3 # Carta para os teus pais
Herdei de vocês as melhores coisas que há no mundo.
Quando me perguntam com qual dos dois sou mais parecida a primeira resposta que me vem à cabeça é «Com o meu pai!». Não hesito. O feitio é o mesmo: o orgulho, a teimosia. Por outro lado penso «Da minha mãe herdei a força de vontade».
Vocês são o meu maior orgulho, o que de melhor tenho na vida.
Obrigada por todo o esforço que sempre fizeram para não me dar um “não” como resposta, por me fazerem crescer, pela liberdade e confiança que me dão.
Desculpem pelas vezes que não vos dei ouvidos, que não liguei apenas porque gosto que seja tudo à minha maneira. Desculpem cada vez que não superei as vossas expectativas e vos desiludi.
Se eu cair, prometam que me seguram



4# Carta para o teu irmão ( ou parente mais próximo)

5 # Carta para os teus sonhos

sonhar , sonhar , sonhar . é tão bom sonhar . sonho tantas vezes , sonho sempre , sonho nunca . sempre que posso e sempre que não posso . passaria a minha vida a sonhar ( e a iludir-me ). por vezes sonho , vivo o passado no futuro . exactamente , é um sonho . não diria que há sonhos maus , para mim os sonhos são todos bons , os piores , chamo-lhes de pesadelos (…) não é bom sonhar ? é optimo . queria sonhar com os sonhos , mas de tanto sonhar , já não sonho (…) por vezes os sonhos tornam-se reais , por vezes não .. sonhar , sonhar , sonhar . é tão bom sonhar !



6 # Carta para um estranho

(…) queria tanto conhecer-te . meu estranho “amigo” , se é assim que te posso chamar . eu não te conheço , não sei quem és , onde vives , não sei como és . estás bem ? precisas de alguma coisa ? sei que não te conheço , mas se precisares de alguma coisa , podes falar comigo (…) o que é que se passa ? fala comigo , fala . eu estou aqui .. tem calma , por favor . não tenhas medo , não te vou fazer mal , só te quero ajudar meu caro . és um “estranho” para mim , eu sou uma “estranha” para ti . posso ajudar-te ? deixa-me ajudar-te . anda , dá-me a mão “amigo” . não queres falar ? tudo bem , eu compreendo . afinal de contas , somos “ estranhos” (…) fica bem , meu caro “estranho amigo” .



7 # Carta para o teu ex-namorado/amor
Quando olho para trás, penso que durante muito tempo a minha vida girou à tua volta, à volta daquilo que querias, daquilo que fazias, daquilo que sentias, daquilo que dizias. Tudo aquilo que fazia era a pensar em ti, na melhor forma para te agradar, para te ver bem. Foi três meses,  certo?
Mudou muita coisa desde aí… sabes? Tu já não eras tu, nós já não éramos nós. A nossa (estranha) história tinha encerrado.
No início, olhavas para mim como algo inatingível. Depois, tornou-se algo simples, algo nosso. Mas os papéis inverteram-se. Não conseguiste responder às minhas expectativas, aliás, estiveste bem longe.
Quando, por fim, decidi desligar-me de ti, mudaste de ideias. Achaste que ainda não era a altura de a ficha ser desligada da tomada. Achaste mal. Mas acabaste por  andar a lutar por um “nós” que não podia existir mais. Acabaste por errar, errar com mais intensidade do que tinhas errado antes, talvez tal como eu.
Todas as promessas que te fiz, quebrei-as nesse preciso momento. Tu sabes, sabes bem, que deixei de te olhar da mesma forma, deixei de te olhar com admiração e carinho. Acabaste por mostrar o teu “eu” que eu nunca tinha conhecido. E isso doeu, doeu tanto.
Desiludiste-me muito e espero que saibas que há coisas que não se perdoam. Cresceste. Aprendeste isso?
Consegui desligar-me de ti. A tomada avariou-se 
Desejo-te a maior sorte do mundo. No fundo, sei que mereces!

8 # Carta para o teu amigo virtual preferido

O teu nome foi o único que me surgiu quando li o remetente desta carta.
Lembras-te como nos conhecemos? Quantos anos tínhamos? Treze? Sim, acho que sim.
No início, a internet era a única coisa que nos ligava. Mas as coisas mudaram, e deixaste de ser virtual. Tornaste-te tão real. Começamos a construir uma amizade sólida. Fizeste-me sorrir tantas e tantas vezes. Lembras-te disso?
Já não temos qualquer contacto há meses. Tudo se desvaneceu em segundos. Mas, do fundo do coração, espero que esteja tudo bem e que saibas que gosto muito de ti.
Tenho saudades tuas e das gargalhadas que me proporcionavas. O que mudou?

9 # Carta para alguém que gostasses de conhecer

Quem és tu? Bem… segunda a wikipedia: É uma célula com mobilidade activa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste no núcleo, onde o material genético se encontra concentrado.
Numa ejaculação, estão presentes 280 milhões de espermatozóides. E agora eu penso: C’um catano!
Tiveste tiro certeiro. Entre tantos foste o escolhido, o único, o perfeito, o melhor.
Imagino-te entre todos os outros espermatozóides numa corrida intensa numa única direcção: o óvulo. Parabéns, a tão desejada penetração foi conseguida!
Tenho uma última pergunta para ti: saíste do testículo direito ou do esquerdo?

10 # Carta para alguém com quem não falas tanto quanto gostarias

Não tenho notícias tuas há muito tempo. Há meses que não te vejo. Espero que esteja tudo bem, e que continues a encarar os problemas da forma que sempre o fizeste: de cabeça bem levantada.
Mas eu sei que o nosso laço ainda não se rompeu, é demasiado forte, é inquebrável.
Sinto a falta das conversas. Sinto a falta das gargalhadas. Sinto a falta de nós. Tenho saudades de te abraçar e sentir que o que nos unia era do mais puro que existia.
Sei que ainda estás aí para mim. Não sei onde, mas estás. Sei que vais voltar em breve.
Volta. Mas, desta vez, volta para sempre. Temos promessas por cumprir.
À parte de tudo, sabes que continuo a gostar mesmo muito de ti. No meu coração haverá sempre um lugar só teu porque, sem dúvida, és merecedora de tal.

11 # Carta para uma pessoa falecida com a qual gostavas de falar
Após alguns dias a reflectir cheguei a conclusão que todos os que mais amo permanecem do meu lado e ao contrário da maior parte das pessoas ainda não sofri a dor da perda de alguém que nos é próximo, por isso como devem calcular não vou escrever esta carta e espero não pensar nela tão cedo

12 # Carta para a pessoa que mais odeias, ou que te causou maior sofrimento
Já foram tantas as coisas que te escrevi que passado tanto tempo já perdi a conta aquelas que não leste, que por acaso formaram uma maioria indestrutível pois acho que as minhas palavras continuam sem te afectar. agora penso valerá a pena gastar o meu latim com uma traidora , se nem as palavras mais cruéis tu dás atenção? deixas-te na ignorância e mantens os teus mesmos actos iguais tornando-te repetitiva, mas magoando-me. por ti já não choro mas uma certa raiva continha viva no meu interior e por vezes desço ao teu nível e brinco com a vingança tal como tu brincaste comigo, fazendo-te passar pelo mesmo que me fizeste a mim e tornando-me um tanto egoísta e insensível. serei eu pior pessoa que tu por te tutorar com o passado desta maneira? não sei mas sabe-me bem observar o teu sofrimento por isso não vou parar mesmo que seja errado 

13 # Carta para alguém que gostavas que te perdoasse

Não me surgiu ninguém certo para esta carta. Surgiu-me “alguém’s”. Esta é para todos os que estão na minha vida desde sempre, para aqueles que me ouvem todos os dias, que me conhecem como a palma das mãos. É, ao mesmo tempo, para aqueles que estão na minha vida há meses, semanas ou até dias.
Peço desculpa pelos dias de mau humor, pelas coisas ditas de cabeça quente e pelas respostas frias nos dias menos bons. Desculpem pelos ciúmes, pelas inseguranças, pelas paranóias, pelas palavras erradas, pela exigência, pela implicância e pelas birras sem nexo. Desculpem pela imaturidade, pela inconsciência, pelos impulsos, pela teimosia, pela imensidão de imperfeições. Desculpem pelos abraços que me fizeram chorar baba a ranho, desculpem pela fraqueza em momentos difíceis, desculpem por não ter correspondido às vossas expectativas, desculpem pelos afastamentos, e afins.
Gostava de passar uma borracha por cima de tudo isto, mas não posso. Obrigada por nunca me deixarem cair, por nunca me virarem as costas mesmo conhecendo toda a dificuldade que deposito em várias coisas.
Já perdoei erros quase imperdoáveis, obrigada por fazerem o mesmo.

14 # Carta para alguém de quem te afastaste
Quando te conheci nunca pensei que viesses a ser tão importante. Considero-te amiga desde o inicio, e durante algum tempo foste mais do que isso, foste como uma irmã e acredita que faltou pouco para te chamar uma das "melhores amigas". Estavas lá sempre que precisei, e sabes que eu sempre te ouvi nos dias difíceis. Mas agora inexplicavelmente, já nada é o como era dantes. Depois daquele tempo em que andamos tão distantes uma da outra, as coisas mudaram. Não me perguntes o porquê, não digo que tenha perdido a confiança em ti, mas tu estás diferente comigo, ou então serei mesmo eu. Já mal nos falamos e se falaramos de certeza que não é para desabafar. Não me culpes só a mim pelo que está acontecer, pois não fui eu que pus sozinha as coisas neste estado. Já não me dás força, e se queres que seja sincera já houve alturas em que me rebaixas-te. Eu sei que não era essa a tua intenção, mas a tua forma de agir agora está incorrecta. Não posso dizer que perdi a tua amizade, mas neste momento só te posso chamar de "amiga" e não de irmã. Eras uma das poucas pessoas que me faziam feliz. Eu ficava feliz apenas por saber que te tinha para o que desse e viesse.Posso não andar presente, mas sabes que quando precisares vou estar sempre aqui tal como sempre estive. Eu não me esqueço de ti... Embora tu pareças que já te esqueces-te de mim. Mas lembra-te que foste tu a quem eu chamei de "Irmã", lembra-te que fui que te ajudei e apoiei quando mais [quase] ninguém o fez.( se ele ñ quer , há quem faça filas) lembras-te? Ao contrário do que outras pessoas podem pensar, tu não és maluca, és diferente e foi isso que me fez gostar imenso de ti. Eu aproximei-me de ti sabes porquê? Porque eu vi que estavas a sofrer e dei-te a minha mão, dei-te forças e sabes que por pouco que tenha sido, mudei a tua vida da mesma maneira que tu também alteras-te a minha . Contigo tudo ficava mais fácil, sinto falta desses tempos, mas não posso voltar atrás. O tempo passa mas não consegue apagar os sentimentos, nem sempre algumas magoas. Não te estou a dizer que morreste para mim, estou só a tentar que percebas que as coisas estão diferentes, beijinhos.


15 # Carta para a pessoa da qual tens mais saudades
eras o meu melhor amigo, e agora quem és tu ?
eu sempre gostei muito de ti. não foi doença, não foi indiferença, não foi falta de saudade. sempre dizes-te que a distância nunca iria ser problema, eu aqui , tu em Braga,. o que queria era saber que te lembras de mim, como eu me lembro de ti. mas de todas as vezes que quero acreditar que estás comigo, nunca estás. sou sempre eu... sempre eu a começar as coisas, sempre eu a querer saber de ti, sempre eu a preocupar-me contigo. já chega de ser eu. e só porque não sou eu a começar a conversa, não quer dizer que não queira falar contigo. pelo contrário: eu quero falar contigo, mas também quero que por uma vez sejas tu a interessar-te por contar-me aquilo que ocorre de bom e mau na tua vida. só isso, fica bem . beijinhos


16 # Carta para alguém que não está na tua cidade ou país
17 # Carta para alguém da tua infância
não é um dia, uma semana, nem um mes , são 15 anos. uma vida e poucos agora conseguem aguentar uma amizade de tantos anos como nós, ja passamos por muito , nunca nos chateamos , sempre estives-te comigo e eu sempre estive contigo , sempre fomos muito unidos, sempre me protegeste, sempre foste o irmão que nunca tive, tiveste sempre o teu ombro e a tua palavra de amigo quando eu estava mal , sempre me fizeste rir com as tuas palhaçadas, nunca me desiludiste, e eu tenho um grande orgulho em ti. és daquelas pessoas que toda a gente devia ter como amigo, és daquelas pessoas em que se pode confiar , és daquelas pessoas verdadeiras, és dos meus melhores amigos, e eu sei que sabes disso, muitas pessoas entram e saem da minha vida , e sei que tu vais permanecer nela durante muitos e muitos anos , isto se não for até eu bater as botas. eu sei que nunca me vais deixar , e tambem sei que precisas de mim tal como eu preciso de ti , estarei cá para ti para tudo nunca duvides , amo-te , e um obrigado nunca chegará . Irmão de verdade ♥


18 # Carta para a pessoa que tu desejavas ser

Eu queria ser como tu, sabes? Queria ser mais forte. Menos frágil.
Gostaria de olhar nos olhos de toda a gente e dizer-lhes tudo o que penso, todas as patetices que fizeram ou disseram sem ter receio da resposta. Gostava de falar-lhes das vezes que agiram mal e das vezes em que deixaram que agissem mal com elas. Gostava que, mais tarde, me pudessem dizer “Fizeste-me crescer”.
Gostava de ter coragem de, nos momentos mais difíceis, beijar alguém mesmo sabendo que não me ia beijar de volta. Gostava de ter estratégias inteligentes de forma a que ninguém pudesse quebrar o meu lado esquerdo do peito. Gostava de não confiar sempre. Gostava de deitar fora a ingenuidade e os medos. Gostava de, nem sempre, acreditar no Amor com A grande. Gostava de ter menos capacidade de entrega.
Gostava de voar bem alto, sem me preocupar com as expectativas que os outros pudessem colocar em mim. Gostava de conseguir ultrapassar todas as barreiras. Gostava de não falhar nunca. Gostava que tudo desse certo. Gostava de não cair. Gostava que me segurassem. Gostava de não ter dúvidas. Gostava de não ter medo de ter escolhido o caminho errado. Gostava de não dizer coisas de cabeça quente. Gostava de ouvir, respeitar e sentir. Gostava de não desistir à primeira contrariedade. Gostava de não ter medo de virar as costas.
Gostava de não sentir saudades de quem foi e não ficou. Gostava de conseguir segurar, de não deixar ir.
Enfim…ser como tu, literalmente.


19 # Carta para alguém que te importunou a cabeça - bom ou mau
Até agora tens feito tudo a tua maneira, tal como sempre o fizeste, és uma cadela , acredita em mim. tu só vais aprender quando tiveres mesmo sozinha, ai sim vais para de gozar com a minha cara, e com a cara de quem realmente te ajudava. A partir de agora não quero saber mais de ti estas enterrada.

20 # Carta para a pessoa que mais partiu o teu coração
21 # Carta para alguém que julgaste à primeira impressão

é verdade , a primeira impressão que tirei de ti não foi a correta , e tanto eu como tu , as vezes até ficamos parvas como é que a nossa amizade cresceu do dia par a noite , não ia muito contigo , achava-te arrogante , e com a mania da superioridade , mas talvez me fizesse pensar isso de ti, por achar o mesmo do teu grupo no tempo, mas enganei-me , e ainda bem, és uma pessoa magnifica , sei que posso confiar em ti , estás sempre comigo , e sei que posso ser eu própria ao pé de ti , somos tão iguais . e em tão pouco tempo já me conheces bem. eu por ti , tu por mim , amo-te muito e obrigada por cada momento ♥
22 # Carta para alguém a quem queres dar uma segunda oportunidade
é complicado falar duma segunda oportunidade contigo visto que esta já te foi dada e a forma como a encaraste foi de tal desinteresse que a deixaste escapar, tal como à terceira, à quarta, à quinta. Enfim, o arrependimento é sempre algo bem presente e repetitivo na tua vida, tal como os teus erros que dizes sempre estarem corrigidos quando na verdade, continuam iguais ou agravam. agora simplesmente desisti de ti e não me responsabilizo pois tu bem sabes que não tenho culpa de seres como és.


            23 # Carta para a última pessoa que beijaste
Não esqueço a forma como tão valorosamente te aproximas e com toda a tua delicadeza pegas na minha mão e juntas os teus lábios aos meus, criando magia. Formas a perfeição ao completares-me desta maneira que tanto me conforta e harmoniza todos os sentimentos com actos exteriores. É certo que repete-se vezes e vezes sem conta mas a sensação não muda, as ditas borboletas no estômago atormentam-me a cada segundo, pedindo mais e sempre mais, ansiosas por sentir o amor que representam, retribuindo, sendo apenas a tua ausência o que mais as perturba, ficando carentes do teu toque suave. E é no dia seguinte que volto a sorrir ao pensar que dentro de pouco tempo, estarás novamente do meu lado para voltar a confortar-me e completar-me. Sento-me então na varanda a observar o nascer do sol e os minutos a passar, aguardando a tua chegada e imaginando-me já nos teus braços, com todo aquele processo a ser vitima de repetição continua por toda a eternidade. O teu amor é mesmo magnífico namorado




24 # Carta para a pessoa que te deu a melhor memória
25 # Carta para a pessoa que sabes que estará presente nos tempos mais difíceis
as duas pessoas mais importantes da minha vida. sabem aquela sensação de terem alguém e de terem a certeza que esse mesmo alguem estará do vosso lado para sempre? é disso que falo- de amizade com um "a" grande. da amizade que supera distancia, desgaste do espaço e do tempo, da amizade que supera desavenças e que so traz recompensas. esta sou eu. estas somos nós, unidas, desde sempre. num só. A Daniela e a Ana sao as minhas melhores amigas. não saberia viver sem as ter. alias, não há melhor do que ter pessoas assim por pert. nao ha nada melhor do que vocês.uma amizade sem ponto final. sem fim. uma amizade forte, com pilares eternos para que nem as mais fortes tempestades e ventos a leve. uma amizade, como a nossa. não admito que vos apontem o dedo, tal como sei que fazem igual por mim. é por isso que ainda continuamos, apos tanto tempo, a sermos o suporte para todas as coisas menos boas que se atravessam nas nossas vidas. por voces, faço tudo. a vocês, dou-vos tudo. a vocês, dou-vos o meu amor, e a certeza que cá estarei para vocês, até sempre. amo-vos e obrigada por tudo o que sao e pelo que me fizeram ser.


26 # Carta para a última pessoa a quem fizeste uma promessa
27 # Carta para a pessoa mais amigável que conheceste por apenas um dia
Impressionante porque num dia tudo mudou. Considero que foram as tuas palavras, o meu motor de arranque para conseguir chegar onde cheguei, para me erguer e dar um passo em frente, alcançando assim o sucesso. Ganhei de imediato uma estima incalculável por ti pois, mesmo sem me conheceres, agarraste a minha mão com todas as tuas forças e nem por nada me deixaste cair. Devo-te imenso desde então, pois em casa momento estas sempre presentes, só tu ouves o que eu não digo e só tu compreendes. Tão depressa subiste tanto na minha consideração e acredito que não me vais desiludir, e acredito que também nunca me iras deixar, pois sempre é sempre, porque seres como és está-te no sangue meu bem. obrigada


28 # Carta para alguém que mudou a tua vida

29 # Carta para a pessoa a quem queres contar tudo, mas tens medo de o fazer
30 # Carta para o teu reflexo no espelho

«Eu sou feita de sonhos interrompidos, detalhes despercebidos, amores mal resolvidos. Sou feita de choros sem ter razão, pessoas no coração, actos por impulsão. Sinto falta de lugares que não conheci, experiências que não vivi, momentos que já esqueci. Eu sou amor e carinho constante, distraída até o bastante, não paro por instante. Já tive noites mal dormidas, perdi pessoas muito queridas, cumpri coisas não-prometidas. Muitas vezes eu desisti sem mesmo tentar, pensei em fugir para não enfrentar, sorri para não chorar. Eu sinto pelas coisas que não mudei, amizades que não cultivei, aqueles que eu julguei, coisas que eu falei. Tenho saudade de pessoas que fui conhecendo, lembranças que fui esquecendo, amigos que acabei perdendo. Mas continuo vivendo e aprendendo.»

Não há nada que te caracterize melhor, sinceramente.
Lembras-te das vezes em que choraste, em que bateste com a cabeça na parede, em que preferiste fechar os olhos? Exacto, tudo por sonhos interrompidos ou amores mal resolvidos. Quantas vezes agiste por impulso e que choraste sem razão? Tantas!
Tiveste momentos difíceis… Já tiveste noites em que adormeceste e acordaste a chorar e já tiveste, também, dias em que foste dormir tão feliz que nem conseguiste fechar os olhos.
Já prometeste coisas que não cumpriste e já cumpriste coisas que não prometeste. Erraste muitas vezes. Aliás… muitas, muitas vezes. Pior do que isso, permitiste muitas vezes, que errassem contigo. Não és muito forte. Quando mexem contigo, o mais pequenino pormenor destrói-te. Cais muito rápido se não tiveres quem te segure. És (muito) ingénua e acreditas na mais pequena palavra bonita. Tu sabes que isso não é bom, não sabes?
Sentes saudades de quem foi e não ficou, sentes saudades de gargalhadas e abraços e quando pensas neles, tu choras.
Enervas-te muito facilmente e quando te chateiam das duas uma: ou tens a estúpida mania de rasgar papel em pequenos pedacinhos ou dizes coisas que não queres. Quase sempre, arrependes-te.
És muito sentimental e emotiva. Às vezes, exageras.
Tens a mania das dietas, mas como a minha mãezinha diz “Só depois de comer”. Tens a mania do cabelo liso e quando está minimamente frisado tu passas-te, completamente. Resumindo, exageras quase sempre.
Tudo aquilo que és hoje, deve-se ao (pouco) que (ainda) viveste.